Cosmética Cerratense

Nascida e criada em Brasília, Luísa carrega uma conexão profunda com o Cerrado, o segundo bioma mais diverso do planeta. Entre 2021 e 2023, atuou como consultora de branding e designer na Cultive-se: Cosmética Cerratense, uma marca de produtos naturais, veganos e ecológicos, feitos com matéria-prima cerratense. O propósito da marca ressoava tanto com seu estilo de vida que Luísa decidiu expandir sua atuação na consultoria e mergulhar também no design gráfico e de produto. Nesse período, contribuiu para a identidade visual da marca, desenvolvendo mais de 10 embalagens e rótulos que traduzem a essência do Cerrado em cada detalhe.

Ressignificar, uma coleção de T-shirts bordadas

Lançada no primeiro semestre de 2022, Ressignificar é uma coleção limitada de T-shirts bordadas, composta por quatro modelos em diversos tamanhos. As peças foram inspiradas na coletânea de bordados desenvolvida durante a etapa projetual do mestrado da artista, transformando pesquisa e experimentação em produtos de moda. Mais do que uma coleção, Ressignificar marcou um reencontro de Luísa com seu olhar para o design de moda, unindo conceito, manualidade e expressão visual.

Uma coletânea sobre a Covilhã

Ter chegado a Portugal, mais propriamente à Covilhã, aos 18 anos, levou Luísa a criar uma relação de afeto e intimidade com as montanhas e vielas da cidade onde residiu por oito anos. A artista foi convidada pela galeria A Tentadora para desenvolver uma coleção inspirada na cidade que conquistou seu coração, e o fez com muita honra. Quatro peças foram desenvolvidas inspiradas nas tradições, arquitetura e artes urbanas da cidade, alguns dos seus melhores patrimônios.

Do bordado tradicional ao contemporâneo: processos de ressignificação

O ato de bordar sempre foi uma expressão artística e estética nas sociedades em que esteve inserido. Atualmente, o foco da produção do bordado tem recaído sobre seus aspectos políticos e sociais. O objetivo principal da dissertação de mestrado intitulada Do bordado tradicional ao contemporâneo: processos de ressignificação’, é analisar como essa técnica manual tem sido ressignificada, em diferentes aspectos, por meio de influências e abordagens contemporâneas. 

Com uma análise interdisciplinar que abrangeu as ciências sociais, a antropologia, o design, a comunicação, a moda e a cultura, foi realizado um panorama territorial a partir dos tipos de bordados tradicionais que ainda hoje estão presentes no cenário português, com o objetivo de analisar os contextos que influenciaram a resistência destas técnicas.

A pesquisa bibliográfica foi apresentada em capítulos que foram ilustrados com bordados produzidos pela autora. Esses bordados fazem parte de uma coleção composta por seis peças, cujo objetivo principal foi realizar um processo artesanal de transposição imagética do conteúdo desenvolvido em cada capítulo.